Nem todas as ameaças à nossa saúde são visíveis ou causam sintomas imediatos. Por isso, neste ano de 2024, a campanha Siga Seu Coração do Instituto Lado a Lado pela Vida tem como mote “O que é silencioso não deixa de ser perigoso”.
Em 2014, o Instituto Lado a Lado Pela Vida idealizou e criou esta campanha nacional e permanente, com uma missão clara: transformar a maneira como os brasileiros cuidam da saúde cardiovascular.
Em setembro, a campanha Siga Seu Coração ganha destaque, pois este é o mês de conscientização sobre as doenças cardiovasculares. Neste ano, é destaque um aspecto crucial das doenças do coração: a ausência de sintomas visíveis, o que não significa que o perigo não esteja presente. Hipertensão, colesterol alto e outras doenças cardíacas frequentemente se desenvolvem de forma silenciosa, sem sinais aparentes, até que um evento grave, como um infarto ou AVC, ocorra. O mote serve como um alerta para a importância da prevenção e do monitoramento regular da saúde cardiovascular, incentivando a conscientização de que a falta de sintomas não deve ser confundida com ausência de risco.
As doenças cardiovasculares muitas vezes se desenvolvem de maneira silenciosa, sem sinais claros, até que se manifestam de forma grave e inesperada. Não é raro que o paciente com doenças cardiovasculares se veja como alguém que não precisa de cuidados – este cenário precisa mudar.
A natureza silenciosa das doenças do coração é um perigo tanto para os pacientes atuais quanto para os futuros, que devem investir na prevenção e na adoção de hábitos saudáveis.
Doenças cardiovasculares: cenário no Brasil
As doenças cardiovasculares são as mais comuns entre os brasileiros e também a principal causa de morte. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o percentual é maior que o de todos os cânceres juntos, problemas respiratórios, violência e acidentes de trânsito.
Isso acontece porque as patologias do coração são muitas e afetam grande parte da população brasileira. Estima-se que, pelo menos, 400 mil pessoas venham a óbito por doenças cardiovasculares ao final de cada ano, o que significa uma morte a cada um minuto e meio.
A doença aterosclerótica é responsável por 85% das mortes por doenças cardiovasculares no mundo, sendo uma ameaça global subestimada, resultante do acúmulo de placas de gordura nas artérias, e a principal causa de ataques cardíacos e derrames. O colesterol LDL elevado, conhecido como colesterol “ruim”, é um dos principais fatores de risco modificáveis para a doença, especialmente em casos de hipercolesterolemia familiar (HF), uma condição genética hereditária. No Brasil, mais de um quarto das crianças e adolescentes (27,4%) têm colesterol alto, e 19,2% apresentam alterações no LDL.
As doenças cardiovasculares são responsáveis por 85% das mortes relacionadas a ataques cardíacos e derrames em todo o mundo.
Quais são as doenças cardíacas mais comuns?
Existe uma grande variedade de doenças cardíacas, mas algumas das mais comuns são:
- Hipertensão: popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada aos níveis tensionais do sangue durante a circulação. Artérias estreitas aumentam a necessidade de o coração bombear com mais força para fazer o sangue circular, o que pode dilatar o coração e danificar as artérias. Segundo a OMS, a hipertensão é a principal causa de mortes no mundo, por estar associada ao desenvolvimento de várias doenças.
- Acidente Vascular Cerebral (AVC): também chamado de derrame, o AVC é a interrupção do fluxo sanguíneo em uma área do cérebro. Pode ocorrer devido à obstrução de artérias ou por um sangramento cerebral. O risco aumenta a partir dos 55 anos. Segundo o Ministério da Saúde, é uma das principais causas de morte, incapacitação e internações.
- Infarto Agudo do Miocárdio ou ataque cardíaco: ocorre quando o fluxo sanguíneo para o coração é interrompido, privando o músculo cardíaco de oxigênio. Pessoas com diabetes, doenças crônicas, obesidade e estresse estão em maior risco.
- Valvopatias: são doenças causadas pelo mau funcionamento de uma ou mais das quatro válvulas do coração (mitral, aórtica, pulmonar e tricúspide), responsáveis pela direção correta do fluxo sanguíneo.
- Cardiomiopatia: inclui três tipos principais: hipertrófica, dilatada e restritiva. As causas variam, podendo estar ligadas a fatores genéticos, infecções virais ou pressão alta de longo prazo.
Nosso objetivo com a campanha Siga Seu Coração é conscientizar, informar e incentivar cada pessoa a adotar hábitos saudáveis, entender os sinais que o corpo dá e buscar o cuidado necessário e contínuo. Convidamos você a colher e compartilhar informações de nossa campanha, para isso, acesse: www.ladoaladopelavida.org.br
Fontes:
Sociedade Brasileira de Cardiologia
Biblioteca Virtual em Saúde | Ministério da Saúde (bvsms.saude.gov.br)
World Health Organization (WHO). Cardiovascular Diseases (CVDs). Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/cardiovascular -diseases-